Páginas

04 julho 2014

Esse é definitivo, juro!


· o termo ·
a·li·e·nar
(latim alieno, -are)
verbo transitivo
1. Transferir para domínio alheio (por venda, troca, doação, etc.).
2. Alucinar.
3. Malquistar.
· algumas explicações ·

Não, você não está tendo alucinações, eu mudei o nome do blog, de novo. Aliás, esse post nem é um pedido de desculpas pelo transtorno porque já parei de tentar me redimir desse defeito - de não conseguir manter um blog com o mesmo nome por muito tempo -, mas me sinto na obrigação de explicar pra vocês o motivo da mudança. 

Depois de publicar meu vídeo pro projeto Document Your Life, resolvi aproveitar o gancho para dar continuidade ao canal no youtube e usá-lo como uma espécie de extensão do blog - porque, vocês sabem, algumas coisas precisam ser ditas, não apenas escritas - e eu fiquei pensando que teria que colocar um nome nele, mas não achava que o (agora) antigo nome do blog fosse combinar. Pensei, pensei, pensei, mas não consegui chegar a nenhuma conclusão. Que nome escolheria? Me perguntei durante algum tempo até que encontrei, num fundo empoeirado da minha mente, esse que já foi o nome de um blog meu há uns dois anos: Palavras Alienadas.

Eu até gostava de "Macabéa Contemporânea", mesmo ele tendo sido escolhido às pressas, assim como eu também gostava de "Olhos de Capitu" - que se não tivesse sido roubado, com certeza eu estaria usando ainda - porém resolvi seguir um padrão (que faz todo o sentido na minha cabeça) e vou fazer do blog novamente o meu Palavras Alienadas, assim como o canal, a página no facebook e meu tumblr. Todos com o mesmo nome. Um padrão. Entendem?

· a poesia por trás do termo ·


Quando eu pensei nesse termo - alienar -, lá em 2012, levei em conta a dualidade de sentimentos que ele passa. Você pode considerá-lo pejorativo num primeiro momento por se lembrar dos "alienados" que são tão criticados por não ouvirem as opiniões alheias e se fecharem numa redoma, acreditando que a sua verdade é absoluta. Mas se você parar para analisar todos os significados e focar naquele grifado, que eu fiz questão de dar um control V do Priberam, no começo desse post, vai perceber que ele pode ser usado de forma boa também - e essa foi a forma que eu escolhi usar.

Agora, o que eu quero dizer com "Palavras Alienadas"? Vocês já devem fazer menção, certo? As palavras são minhas e eu as estou entregando para vocês. Não literalmente (os direitos autorais ainda são meus, ok?), mas inevitavelmente quem lê algo que eu escrevi acaba carregando um pouquinho de mim e das minhas ideias consigo, e é isso que eu quero: tocar as pessoas de alguma forma com as minhas palavras.

Enfim, é isso, gente. Qualquer novidade quanto ao canal eu aviso vocês! 

Beijos, até mais!

12 comentários:

  1. Eu gostava (muito!) do antigo nome. Achava ele um nome de presença e cheio de personalidade. Aí primeiro franzi o cenho quando vi que o blog mudou de novo, mas depois da tua breve explicação, mudei de ideia.

    Palavras Alienadas, PA, é genial!

    Mudar de nome pode. Milhão de vezes. O que não pode é deixar de escrever :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que mudou de ideia, Fer, fiquei com receio que os leitores não gostassem :( Mas, como eu disse, quero seguir um padrão, colocar o mesmo nome em todas as redes e tal...

      Sim, foi isso que eu pensei, haha :D

      Excluir
  2. Oi Brendha
    Gostei muito do novo nome.
    Com a sua explicação, ficou uma coisa até poética.
    Espero que seja um nome que por muito tempo te agrade e tenha relação com aquilo que você deseja passar às pessoas.
    Beijo
    Lu
    http://sem-spoiler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Lu, fico feliz.
      Pois é, também espero conseguir mantê-lo, haha.
      Beijo!

      Excluir
  3. Gostei do novo layout e do novo nome, vou aguardar mais vídeos seus <3 Aquele ficou muuuuito legal!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  4. E eu pensando que você tinha se aposentado hahaha Que bom que eu estava enganado, seu blog é um dos que eu mais visito ^^

    Gostei do nome, nunca tinha pensado no sentido positivo de "alienação", interessante.

    Uma pergunta Brendha: como você fez para manter os comentários antigos dos seus outros posts com a mudança de endereço do seu blog?

    http://omundoemcenas.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, fico feliz em saber disso :D

      Ah, legal que você gostou!

      Eu só troco o endereço dele, nas configurações. É a única coisa que muda. Os posts continuam, os comentários também...

      Excluir
  5. Guria, curti o nome (novo) do blog! E curti mais ainda a Lógica por trás da escolha dele. Você escreve super bem: parabéns! Usou : "—"; " : "; " ; " ... Enfim, curti o ritmo textual que você deu ao texto.

    Não, você deve estar pensando que eu escrevo muito bem?! Rs — ou talvez você não esteja pensando nisso — , mas ... Não, não escrevo bem. Tento escrever , mas sempre escrevo com pressa e não reviso ... Aí o texto sempre sai com palavras faltando ou sem concordância ! Mas isso não vem ao caso.

    Gostei do blog. Vou acompanhar o conteúdo que tu posta aqui. (Não sou do sul — você deve ser perguntar por eu usar os termos/ palavras : "guria" e "tu" ...)

    Ah!!!! Iniciei um novo projeto. Se trata de um IG de humor, se tiver um tempo e quiser visitar : ficarei grato. E deixe um comentário para eu saber se estou produzindo algo bacana (ou não) !

    Tenho um blog onde as vezes posto algo www.vakaclassic.com

    Bj, guria! Até ...

    Junior Vaka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Junior, fico feliz que tenha gostado!

      Ah, eu costumo escrever com pressa também. E mesmo revisando, às vezes alguns errinhos passam despercebidos aos meus olhos, mas faz parte né?

      Fico feliz que você tenha se interessado, de verdade!

      Vou conhecer seu projeto, pode deixar.

      Obrigada pela visita. Até!

      Excluir