Páginas

27 junho 2014

Chorar é fisiológico, mas e daí se não fosse?


Eu tenho preguiça de gente que não admite que chora. Sério. Primeiro que: chorar é fisiológico, convivam com isso. Por mais que seja porque um cisco entrou no seu olho, seja porque você está cortando cebola ou simplesmente porque está triste: você chora, invariavelmente. Eu choro. As pessoas, no geral, choram. Fisiologicamente falando, nós temos glândulas lacrimais que são estimuladas por nervos que enviam a informação do sistema nervoso para elas produzirem lágrimas. Seja por qual motivo for. O caso é: TODOS choramos. Repito, negrito e sublinho: é fisiológico!

Chiliques à parte, vocês devem querer saber - ou não - porque eu resolvi desabafar sobre isso. Bom, se querem, continuem lendo. Se não, tem um X vermelho bem grande ali no canto direito da tela, é só clicar.

Ontem eu assisti a um drama e chorei. Chorei, tipo, muito. Mesmo. Eu me debulhei em lágrimas. Eu poderia sair nadando pelo meu quarto inundado. Meus olhos ficaram inchados, minha cabeça está doendo até agora e eu estou admitindo isso publicamente porque o filme realmente mexeu comigo e, diabos, o que é que tem de errado em chorar e admitir isso?

Voltando ao filme, nem vem ao caso qual era. Aliás, não era A Culpa é Das Estrelas, que ainda não tive a oportunidade de assistir, mas assim que fazê-lo tenho certeza que não sairei ilesa. Enfim. Foco. Eu assisti ao filme e, como de costume, achei a obra no Filmow, cliquei em "Já Vi" e fui passando meus olhos - ainda vermelhos e úmidos - pelos comentários. O enredo era sobre uma adolescente com câncer (poderia ser ACEDE mas não era), blá blá blá, enredo clichê, aquela mesma mensagem de sempre, aquela sensação de que não estamos aproveitando a vida ao máximo, etc, e tinha muita gente comentando sobre o filme, admitindo que chorou. Falando isso em tom pejorativo, COMO SE CHORAR FOSSE UM CRIME, algo vergonhoso. Como se fosse a pior coisa do mundo. Como se demonstrar que temos sentimentos fosse algo errado. PORRA! Qual é a droga do problema de vocês?

Gente dramática em excesso é um saco, eu sei, mas em todo caso essas pessoas que acham que vão parecer fracas por chorarem, ou por demonstrarem o que estão sentindo, também são! Tenho preguiça de gente que se esconde atrás de uma armadura, se faz de forte, mas está morrendo por dentro. Pre-gui-ça. Simplesmente não sei lidar com. Não quero lidar com. Porque eu não entendo como alguém pode achar que vai ser inferior por admitir o que está sentindo. Não entendo como alguém pode se menosprezar por chorar na frente de alguém, por admitir que chora. Lembrando que: é humanamente impossível não chorar. Uma hora ou outra vai acontecer. Todos sabemos disso. Então o que é que você ganha escondendo isso de todo mundo?

Enfim. Eu até pensei em fazer uma resenha, uma crítica, vocês sabem, aquelas minhas divagações, sobre o filme em questão, mas achei mais válido despejar a minha opinião sobre esse assunto específico. Porque eu não tenho vergonha/medo nem sou pior do que ninguém por admitir o que eu sinto, por confessar que eu chorei. E me sinto bem mais leve depois disso.

Sim, o filme em questão é "Now is Good".

18 comentários:

  1. só estou passando pra dizer que tamo junta nessa. eu também não aguento gente que não chora ou que diz que não chora (pq né? a gente sabe que é mentira). por que não admitir que você morre de chorar sempre? com um passarinho lindo voando e dando comida pros seus filhotes? com coisas bonitas do seu dia-a-dia? porraaaaa, eu choro muito mesmo. choro internamente às vezes porque meus motivos pra chorar são meio bizarros e não quero que ninguém veja que tô chorando porque não quero ver mais ninguém chorando pelo MEU motivo... enfim. sim, eu sou a louca do choro. e choro em qualquer e todo o filme de romance do mundo. já viu Jogo de Amor em Las Vegas? sim, eu chorei. antes de tudo.

    chorar é fisiológico. e é uma coisa linda. assim como a chuva.

    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, Ana, choro pra caramba. Eu tento me controlar, juro, mas é só eu ver um filme com uma trilha sonora mais calminha e bonita, ou então ver uma dessas cenas cotidianas que fazem a diferença (passarinhos <3), que eu sinto aquele nó na garganta e não dá outra: preciso chorar. Pode ser uma lágrima discreta escorrendo solitária por um lado do meu rosto e indo parar na boca, ou então uma chuva torrencial saindo dos meus olhos e invadindo tudo ao meu redor - eu PRECISO chorar, às vezes, e não há nada errado nisso, não é?

      Cara, se eu te falar que eu também vi e também chorei? Toca aí o/

      Sim! Concordo <3

      Excluir
  2. Contarei isso mais adiante em um post do meu blog mas já adianto para você: o choro é subestimado. Descobri isso numa aula de Ética que ando tendo. As pessoas tendem a valorizar o riso escancarado - mesmo que também abobalhado -, mas esquecem que o choro também é um sentimento a ser levado em conta, não é um sinal de fraqueza.
    E sim, eu assisti "A Culpa é das Estrelas" e me emocionei muito, assim como todos que estavam na sessão comigo. ninguém escapou.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fiquei curiosa para lê-lo!
      Pois é, concordo com você! Ah, só eu não assisti ACEDE ainda :( UHUAHUA

      Excluir
  3. Certamente chorar alivia a alma, as lágrimas nos recordam que, acima de tudo, somos humanos e somos tão complexos quanto nossos sentimentos.

    Quisera eu poder chorar mais, choro menos do que eu deveria e gostaria. Mas, quando acontece é uma chuva incessante e indomável.

    Eu não tenho vergonha de admitir que choro, mas me envergonho por não chorar mais quando preciso.

    A última coisa que me fez chover foi um filme chamado "Minha vida sem mim", eu te recomendo Brendha para posteriores lágrimas haha

    http://omundoemcenas.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo com você!
      Que bom que você não tem vergonha, sério!

      Eu vou assistir, estou nessa onda e desabar assistindo filmes assim. hahaha

      Beijo!

      Excluir
  4. Me identifiquei totalmente com o seu post!A começar pelo fato que terminei de ler hoje A Culpa é das Estrelas e chorei horrores com o livro e acho que chorarei ainda mais quando ver o filme.Mas o que me fez me identificar ainda foi pelo fato da minha mãe ser uma dessas pessoas que não gostam de chorar/não ver ninguém chorando!Ela até diz que:"Mulher que chora é fraca!" e eu discordo totalmente disso porque sou uma dessas pessoas que chorar com tudo,seja com o filme,música,novela,até chorei vendo Julie & Julia,que é um filme sobre culinária,eu chorei horrores!
    E me recomendaram esse filme,talvez um dia desses eu assista ele.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me lembro quando eu terminei de ler o livro e... </3 vazio sem fim.

      Pois é, também acredito que a gente tem que ser forte o suficiente pra chorar e admitir isso. Não o contrário.

      Assista, é lindo!

      Beijo!

      Excluir
  5. Eu choro absurdamente sem essa de ficar parecendo que "eu sou apenas uma tristeza na vida de quem está me vendo chorar..." derramo litros de alegria e de tristeza sem essa de ficar escolhendo a melhor ocasião,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm!! Eu também. E defendo a ideia de que isso não tem problema nenhum...

      Excluir
  6. Impressionante como as nossas opiniões são parecidas. Acho que a maioria das pessoas encara as lágrimas como um sinal de fraqueza. É uma visão infantil que a nossa sociedade ensina a levar até a fase adulta. Como se as pessoas não chorassem por felicidade, raiva, alívio, etc Fico p* da vida quando sacaneiam homens por se emocionarem em determinadas situações. Quando vejo, acho bonito pelo cara não ter vergonha de expressar seus sentimos e respostas FISIOLÓGICAS. hahaha :) Também sou muito chorona e quer saber? Bastante humana. Ótimo texto! Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, bem isso! As lágrimas não são sinal de fraqueza, bem como você disse, e elas vão além da tristeza, podem ser de felicidade, emoção, enfim, bem isso mesmo!
      Obrigada :) Beijo!!! <3

      Excluir
  7. Eu sei que já comentei aqui mas, precisava voltar e dizer que assisti esse filme e me fez derramar lagrimas que o filme ACÉDE não me fez chorar..." nossa vida é uma serie de momentos, cada um uma viagem para o fim. Desapegue, desapegue-se de tudo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério???? Que bom que gostou, sério, fico feliz!
      É lindo mesmo, né? <3

      Excluir
  8. Acho ridículo isso também! Sou do time que não esconde o que sente - na verdade, nem consigo, mesmo que eu tente. Eu choro com tudo - principalmente na TPM - e tenho um namorado que adora me trollar por isso. Mas não ligo muito, se eu quiser chorar choro e a vida segue. Chorar é necessário, muitas vezes, e, definitivamente, é muito melhor do que prender o choro.

    Acho que ninguém deveria ter vergonha de algo tão humano, tão básico. É tipo fazer xixi, sorrir, respirar - precisamos e fazemos, no shame about that.

    Encontrei seu blog nos links de um blog amigo e gostei bastante! Beijos pra você! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exatamente isso, "chorar é necessário"... Cara. É isso!

      Pois é, concordo com você! Não há vergonha nenhuma em chorar. Temos que desmitificar isso.

      Que bom que gostou, fico feliz! Beijo!

      Excluir
  9. Oie, tudo bem?
    Um tweet me trouxe até esse post, e ao resto do seu blog, adorei tudo! ^^
    Enfim. Eu adoro chorar. Nada mais alivia um problema e clareia as ideias do que pôr pra fora toda a tristeza, raiva etc., por meio de lágrimas. Mas às vezes tenho a impressão de que me tornei uma 'cryerwhore'. Você comenta que as pessoas tem vergonha de admitir que choram e etc., mas quando o assunto é sobre livros, filmes e séries, às vezes eu tenho uma impressão de que existe uma competição invisível sobre 'quem chora mais e se gaba a esse respeito'. Eu tenho um relacionamento bem particular e obsessivo em relação a isso, porque quando mais nova, eu não conseguia chorar com os filmes que todo mundo se gabava de quase ter se afogado nas próprias lágrimas, então eu achava que eu tinha algum problema, e essa é uma longa história, hehe! Sobre as outras coisas da vida, eu não gosto que me vejam chorando, especificamente pessoas da família e amigos, porque nossa, de repente todo mundo fica preocupado e pensa o pior, então nunca demonstro tristeza e reservo uma boa choradinha à privacidade do banheiro. Vou levantar essa bandeira do 'Chorar é fisiológico' entre os parentes, quem sabe eu não ganho um pouco mais de liberdade para ser humana? ;D
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, sério, espero que volte sempre!

      Ah, tem esse universo literário e dos filmes que sim, às vezes parece que as pessoas acham que é uma competição de quem chora mais. Acho ridículo.

      Mas faça isso, levante a bandeira e continue chorando - porque é um saco ter esse excesso de gente preocupada sem necessidade né?

      Beijo!

      Excluir