Páginas

15 julho 2014

Diretores e patos


Esses dias eu brinquei com uma amiga que numa vida passada eu devo ter sido um homem bem cafajeste que fez muita merda e brincou muito com os sentimentos alheios porque só isso explicaria o fato de eu estar "pagando" até hoje. Mas daí eu fiquei pensando sobre ser homem, fazer merdas, brincar com os sentimentos alheios... E meio que é isso que os homens fazem, não? Alguns sem querer, outros querendo, mas no final das contas eles sempre batem a poeira das botas, partem pra outra e o lado feminino da relação acaba sofrendo. Porque é isso que as mulheres fazem. Sofrem. Generalizando, é claro... 

Então que ontem eu assisti "Submarine" (2010) e tentei não chorar. Porque eu estava com a sensação de que estava amadurecendo nesse sentido (não chorar assistindo a qualquer filme, guardando minhas lágrimas para algum que me emocionasse de verdade). Mas daí eu lembrei que horas antes eu tinha chorado assistindo a um casamento na novela (sim, me julguem) e olhando pro Oliver e pra Jordana e pro amor bonitinho dos dois eu deixei as lágrimas rolarem. E fiquei pensando sobre como seria bom ser mais "evoluída emocionalmente", não me apegar tanto a personagens da ficção - e da vida real. Pensei sobre o que eu teria que fazer para não sentir mais a vida com tamanha intensidade - porque isso é uma merda. Mesmo você ficando feliz pra caralho às vezes, você fica triste pra caralho também e todos sabemos que chorar demais faz você ficar com rugas. Mas não é isso que as mulheres fazem, ainda que inconscientemente? Ficar feliz pra caralho e triste pra caralho e chorar e se preocupar com rugas. E se preocupar com tudo. Com cada detalhe, com cada frase dita que pode ter milhares de significados ou não. Porque as mulheres são essa avalanche de sentimentos. Nós somos programadas pra isso, ao contrário dos homens.

Pensando sobre o jeitinho de ser característico dos homens e das mulheres lembrei do livro "Extraordinário" que ganhei de aniversário de um leitor do blog que virou meu amigo e li-o em 2 horas. O livro traz tantas questões, tantos pensamentos, tantas entrelinhas que tem um trecho quase irônico. A passagem é a seguinte: August tem 10 anos e tem uma deformidade facial que faz com que ele sofra bullying. Esse é o seu primeiro ano na escola e em determinado momento todos da sua classe têm que fazer um auto-retrato em forma de animal. Qual animal eles acham que se parecem? E August se retrata como um pato. O diretor da escola liga aquela atitude diretamente à história do patinho feio que vira cisne, mas quando questiona a August o motivo de ele se enxergar como um pato o menino diz que se acha parecido com um. Fisicamente. Não que ele ache que vá virar um cisne como na história. E o diretor começa a rir e solta a frase "às vezes um pato é só um pato". E é isso. A mulher é o Sr. Buzanfa que tenta encontrar um significado por trás do que o menino desenhou e o homem é o August que se desenha como pato porque se acha parecido com um. E taí o diretor, a figura masculina, pra nos mostrar que existem, sim, algumas exceções à regra.

Quando eu li esse trecho do livro, há alguns dias, eu percebi tudo se resumia a isso. Às vezes um pato é só um pato, realmente. Principalmente se você está conversando com um homem, salvo raríssimas exceções, ele dirá exatamente o que quer, o que pensa, e tentar encontrar simbologismos e metáforas é furada. Porque homens são assim, são práticos. Mas em contrapartida eu sei que mesmo sabendo de tudo isso nós somos mulheres e nossa natureza é tentar desvendar até aquilo que não precisa ser desvendado. Então eles vão continuar falando exatamente o que querem dizer e nós vamos continuar tentando encontrar significados ocultos atrás disso. É a natureza seguindo seu curso.

20 comentários:

  1. Esse blogger tá me zoando horrores. TERCEIRA VEZ que tô tendo que postar esse comentário. Quase desisti. DDD:

    Seu texto abriu vários questionamentos na minha cabecinha sobre esse comportamento dos homens. A gente tá tão acostumada a procurar segundos e terceiros sentidos numa frase só que não entendo como eles (generalizando) conseguem ficar tão alheios e deixam passar as coisas de maneira tão fácil. Não dá pra entender.

    Por outro lado, o problema pode ser a gente também. Essa mania de investigar demais às vezes abre um buraco que, no fim das contas, nem vale à pena e aí a filosofia de vida dos machos (rs) parece bem melhor de adotar. Cê num acha?

    Só que a vida seria muito simples se um pato fosse só um pato. Gosto de especular e de ter expectativas em relação ao que os outros me dizem, mesmo que depois eu quebre a cara. Como será viver num mundo tão sem emoções?

    Eu escolho me emocionar e você?

    (viajei lindo nesse comentário. HAHAHA)

    beijos :]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso já aconteceu milhares de vezes comigo, mas vamos nos acalmar, é o blogger querendo que a gente não receba comentários :( uahhauau

      Então, confesso que escrevendo esse texto eu também fiquei pensando e pensando e mesmo depois de tê-lo publicado eu ainda cheguei a algumas conclusões que poderia encaixar ali, mas achei melhor não. Mas é verdade. Eu não entendo como eles conseguem ser tão alheios assim, cara. Não entendo.

      Já pensei seriamente nisso. Em como eu gostaria de ser homem. Mas talvez a gente já tenha sido homem em outra vida e agora temos que vir mulher. Tipo uma compensação. Aproveitar o melhor dos dos gêneros. Ou não. uhauahuhauahu

      Então, eu percebi que eu quis colocar isso no post mas não coloquei. Não sei se é porque eu nasci mulher e me acostumei a isso, mas esse negócio de ficar BLASÉ comigo não rola. Eu prefiro sentir bastante e ficar feliz demais e triste demais e aproveitar cada uma dessas emoções. Acho que a vida é tão maravilhosa pra gente passar por ela nesse estado "morno". Tem tanta coisa pra gente pensar, especular, tanta coisa que merece ser descobrida, e se a gente não ficar tentando descobrir, quem é que vai?

      Enfim, viajei também. Faz parte. hauhauhaua

      Excluir
  2. Concordo. Nós temos tendência a achar significado em tudo. Cada palavra, gesto, atitude, jeito e expressão, às vezes vemos significado onde não tem e isso vira uma confusão enorme. Viver a vida intensamente se resulta em mais emoções, o que é muito bom, porque ai vamos ter do que lembrar futuramente, né não? Imagina que chato seria acordar e dormir sem emoção nenhuma? Às vezes eu me emociono com gestos que vejo na rua, me sinto uma idiota na hora, mas já quase chorei ao ver uma situação no ônibus, sabe quando as lágrimas vem nos nossos olhos e ficam ali e a gente fica relutando pra elas não caírem se não vai todo mundo perceber? Então, essa sou eu. Ainda mais que eu não gosto de chorar em público, não choro nem na frente dos meus pais, imagina no meio de estranhos? Hahaha! Adorei o seu post!

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como você se sente, Thami, também sou assim! Concordo com você. Acho melhor chorar e sorrir em excesso do que viver uma vida morna, sem grandes emoções. Afinal, isso tudo é o que nos faz sentir vivos, né? :D
      Que bom que gostou!
      Beijo!

      Excluir
  3. Gostei muito do texto com as analogias, não vi o filme citado mas li o livro e lembro perfeitamente desse trecho. Acho que é bem isso, claro que tem mulheres que fazem homens sofrerem, mas normalmente é assim que acontece e somos exatamente a metáfora que você usou. Adorei o seu post!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo: assista ao filme! Eu li muitas críticas negativas, mas eu particularmente adorei. Acho que vai muito do que a gente tá sentindo na hora né? Porque todos os filmes têm essa pegada universal e particular e acho que ele tocou em algo particular meu, o que me fez gostar.
      Que bom que gostou, fico feliz!

      Excluir
  4. Como você tomou o cuidado de ressaltar Brendha, não se pode generalizar. Também há mulheres insensíveis e indiferentes à vida, assim como também há homens passionais e compassivos que ainda idealizam o mundo. Porém, concordo contigo, a vasta maioria dos homens é impelida a ser pragmática por uma sociedade machista, onde não se enxerga nada além da realidade e dos objetivos presentes nela. Grande parte dos homens finge sentimentos apenas por interesses escusos. Além de fugirem de qualquer tipo de subjetividade e reflexão.

    Ocasionalmente, sinto-me enojado com esse machismo que predomina na sociedade, onde um homem que não tem receio de manifestar seus sentimentos, de escrever sobre eles, de admitir que se emociona e chora é simplesmente taxado como "gay" ou "mulherzinha". Esse tipo de comportamento vicioso é a grande semente que dissemina o preconceito.

    Aliás, não tenho nada contra os gays, só acho que existem muitos homens sensíveis que não são gays, mas que se camuflam em uma armadura oca de "macho" só para que não suspeitem de sua sexualidade. Bom, já falei demais rsrs vou assistir a esse filme que você citou, parece bem interessante.

    http://omundoemcenas.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Vitor, concordo com você. E no meio de tanta gente fingindo ser quem não é apenas para conseguir o que quer, é difícil enxergar quem foge à regra, né? Por isso tantas mulheres se sentem desesperançosas de encontrar um cara que realmente valha a pena, pois no meio de 10 que não valem, aquele 1 que poderia mudar a vida dela está escondido e pode passar despercebido pelo fingimento dos outros. Enfim,

      Assista! Eu adorei <3 O gif do início do post é dele.

      Excluir
  5. Eu queria muito ler esse livro Extraordinário <3 Já li várias resenhas positivas e ele parece ter uma visão bem interessante sobre as coisas :}


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei!
      Ele é tão leve, mas ao mesmo tempo traz tantos assuntos profundos que é irônico. A visão do August sobre o bullying e sobre suas "limitações" é realmente fantástica. Eu achei um amorzinho <3

      Excluir
  6. Meu deus para, você resumiu em um texto todas as minhas teorias sobre homens/mulheres! Porque realmente homens só falam o que falaram, não colocam nada em entrelinhas. Acho que eles não evoluíram a esse ponto. A não ser depois que você já está (quase) casada e ai o homem espera que você tenha bola de cristal, mas é só folga deles mesmo kkkkkkkkk

    Adorei o texto!! Parabéns, primeira vez que venho aqui e já me deu vontade de ler tudo!

    Beijos, Carol
    Aquela Princesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Carol, bem assim mesmo! hahaha
      Que bom que você gostou, espero que volte sempre <3
      Beijo!

      Excluir
  7. queria vir aqui com mais frequência, porque você é sempre tão foda lá no pe-dri-nha com seus comentários incríveeeeissss... ando postando menos também, mas pela primeira vez me senti livre de verdade lá no blog... a gente posta o que quer, quando quer, sem pensar se vai ficar bonitinho ou se vão ler e tal. e eu fico feliz quando vejo pessoas legais como você lendo e gostando ♥

    quero que saiba que eu adoro o jeito como você escreve. acho super leve, natural, sem enrolação. não imagino que você queira passar uma determinada imagem através do jeito como escreve. muito pelo contrário. te imagino acordando, com aquela blusa 10x maior que você, descabeladíssima, com cara de 'odeio segunda-feira', na frente do computador, postando um texto daora como esse. numa boa, sem querer nada, apenas escrevendo porque gosta.

    fazia tempo que eu não lia blogs e o seu é um dos que eu mais gosto de visitar quando fico inspirada. porque venho inspirada pra ler e saio inspirada pra viverrrr!

    um abraço enormeeeeeeee
    e me passa seu endereço, quero te enviar uma carta! (maniefofi@hotmail.com)

    www.pe-dri-nha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, Manie, eu só comento o que eu acho e como já falei lá, seu blog é um dos meus preferidos, adoro o jeito como você escreve e tal, e só me sinto na obrigação de comentar pra não correr o risco de que algum dia você pare de escrever! Também adoro quando eu escrevo algo só pra expor um pensamento ou simplesmente pra desabafar e os leitores comentam, se identificam, é muito bom <3

      Ahhh, eu fiquei toda boba lendo isso. Sério. E tô aqui de pijamas e descabelada, inclusive! hauhauhau Me descreveu completamente.

      Agora, falando sério, eu sinto uma grande necessidade de passar pro papel (e pro blog) as coisas que eu sinto e penso porque eu fico realmente feliz quando alguém lê e aprende um pouquinho ou acrescenta aquele pensamento à sua vida, sabe? Por mais que sejam comentários que não concordem com o que eu disse, no fim, sempre alguém sai ganhando, geralmente as duas partes. Eu que expus minha opinião e sou contrariada e passo a pensar diferente, ou então a pessoa que nunca tinha olhado por aquele lado e ganha mais argumentos pra pensar sobre determinado assunto. E não vejo outra razão pra escrever se não essa. Exteriorizar o que eu sinto. Por isso não me preocupo se as coisas saem sem sentido - porque não é sempre que conseguimos organizar os pensamentos, né? E fico feliz que as pessoas gostem <3

      Vou mandar simmm! <3

      Excluir
  8. Faço faculdade de psicologia e muitas vezes a gente cai no erro de nem ouvir e sair interpretando... isso é perigoso demais! e quando eu li esse trecho do livro Extraordinário (eu também li esse livro!) caiu a ficha...

    O assunto com a minha mãe era exatamente esse na semana passada porque a mulher sempre tem que ser a pessoa que vai sofrer no final da relação... quero ser O MACHO! da relação e não ter peso na consciência na hora de ir embora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, realmente, isso acontece com maior frequência do que eu gostaria de admitir... Ah, esse livro <3 Meu mais novo xodó.

      Muitas vezes eu já quis ser, também. Pra eles parece tudo tão mais fácil, né? Mas, em compensação, aprendi a gostar de ser mulher também. Com todas as neuras e tal, hahaha.

      Excluir
  9. Nossa, você tem toda razão em fazer essa comparação de mulheres sensíveis e homens práticos. Isso é bem verdade. E saber disso pode ajudar nos relacionamentos. Tanto nós a entender que nem sempre tem algo por trás do que o cara diz. Quanto a ele de tentar entender que a gente interpreta além das palavras, todo o contexto.
    De toda forma, em relação a chorar com filmes - e até novelas, não acho que deva deixar de ser assim. Sensibilidade também é bom. Pessoas insensíveis devem se tornar blindadas tanto a sentimentos ruins quanto aos bons. Talvez devamos saber controlar mais as emoções. Mas não deixar de tê-las.
    Enfim, parabéns pelo texto e pela ótima reflexão.

    Beijoooos
    www.blogdress.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito verdade quando você diz que saber disso ajuda nos relacionamentos, porque realmente... Essa é a base. Temos que partir disso e entender que, muitas vezes, um ou outro tem que ceder. Porque homens e mulheres são diferentes, por natureza.

      Você tem razão.
      Por muito tempo eu quis deixar de sentir, mas percebi que é melhor sentir com toda a intensidade do que passar por essa vida sem grandes emoções.

      Obrigada!

      Excluir
  10. Você soube me resumir tão bem. As vezes meu namorado fala algo e eu fico mesmo imaginando o que ele quis dizer com isso e ele me acha meio maluca. Homens são bem mil vezes mais práticos que mulheres.

    Nunca tinha parado pra pensar nesse trecho do Sr. Buzanfa, ler sua opinião sobre isso foi legal, me deu até vontade de ler de novo e me atendar ainda mais pra ver se não perdi mais detalhes assim. Mas Extraordinário é tão bom, que aposto se a gente ler umas 10 vezes, em cada uma vamos descobrir algo novo.

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, fico muito feliz que você tenha gostado.
      Verdade! Nós temos mesmo essa mania de tentar achar um significado oculto em tudo, mas às vezes não há nada pra descobrir, haha.

      É verdade. Esse livro virou um dos meus preferidos. Ele é tão leve e tão denso ao mesmo tempo. Tem tantas lições. Acho que ainda vou citá-lo muito em posts do blog, haha!

      Excluir