Páginas

28 julho 2014

Desbravando o mundo de Wes Anderson

O Grande Hotel Budapeste
Eu costumo escolher os filmes que vou assistir pelo título - quando eles ainda não estão na minha lista de "quero ver" ou não são indicações de amigos. Gosto de confiar na criatividade do nome porque, convenhamos, as sinopses que teoricamente existem para atiçar nossa curiosidade com um pequeno resumo da obra nunca cumprem bem o seu papel. Levando em conta que toda experiência, boa ou ruim, é proveitosa, me permito correr o risco de "perder" 2 horinhas com um filme ruim do que deixar de assistir a um bom por causa da sinopse horrível. E foi seguindo essa linha de escolha que resolvi assistir ao filme de título imponente que todos estavam comentando: "O Grande Hotel Budapeste". Devo dizer que não me decepcionei nem um pouco com ele, gostei do enredo tanto quanto gostei do título. Foram minutos bem proveitosos e a partir desse filme Wes Anderson ganhou mais uma fã: euzinha.

Moonrise Kingdom
Vocês provavelmente já devem ter ouvido falar sobre ele (Wes) e principalmente sobre suas características marcantes de direção. Se ainda não tiveram a oportunidade de apreciar nenhuma de suas obras de arte, adianto alguns itens que vão encontrar em todas elas: perfeita simetria nas cenas, objetos posicionados estrategicamente (cada coisa em seu lugar), cores vivas (muito vermelho, amarelo, laranja), câmera parada com apenas os atores se movimentando, trilhas sonoras impecáveis, uma pitada de fábula e elementos surreais, repetição de atores (Bill Murray e Owen Wilson que o digam), câmera lenta em um momento pontual pra intensificar a emoção dos personagens, enfim, detalhes facilmente perceptíveis em todas as suas obras. 

Os Excêntricos Tenenbaums
Algumas pessoas acham cansativa essa repetição assim como acham os filmes do Woody Allen chatos por serem sempre mais do mesmo, mas acredito que nos dois casos são as repetições que constituem a identidade artística dos diretores e aí é que está a graça. Seja no caso de Allen, que escolheu interpretar o mesmo personagem em todas as suas obras com a ironia e o humor que só ele é capaz de transmitir ou no caso do Wes, que coloca todas as suas histórias no mesmo padrão, não somente agradável aos olhos, mas com um conteúdo espetacular.

Hotel Chevalier
Não sou crítica de cinema nem nada, mas adoro indicar pra vocês obras e diretores que eu gosto, então depois de assistir a mais alguns filmes do Wes eu resolvi que era hora de apresentá-lo pra vocês. Estou me sentindo a filha que vai apresentar o namorado para os pais, relevem. O caso é que eu gostaria de morar dentro de um filme dele, porque, gente, muito amor! ♥

Os Excêntricos Tenenbaums
Os filmes que eu assisti e indico são: O Grande Hotel Budapeste, Os Excêntricos Tenenbaums, Hotel Chevalier (que é um curta que precede Viagem a Darjeeling) e Moonrise Kingdom. 

Pra finalizar, encontrei alguns vídeos de compilações de cenas mostrando as características marcantes que eu falei lá em cima e vou deixar os links pra vocês assistirem, caso interesse:


20 comentários:

  1. Eu estou louca pra ver O Grande Hotel Budapeste, todo mundo que já viu, indica. Já os outros eu não conhecia. Também as vezes vou pelo nome do filme do que pela sinopse, porque as vezes a sinopse é desagradável e o filme é incrível e aí você perde a oportunidade de assisti-lo só por ter lido a sinopse e não ter gostado. Enfim, adorei as indicações!

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista mesmo, Thami, é muito bom e diferente de todo o que provavelmente você já viu, haha.

      Que bom que gostou. Adorei sua visita. Beijo!

      Excluir
  2. Meu namorado também é fascinado por ele e já vimos Moonrise Kingdom, Fantastic Mr.Fox, The Royal Tenenbaums, The Darjeeling Limited e começamos a ver esse do Zissou mas não terminamos, hehe

    O post ficou super bonitinho e eu também indico os filmes dele!

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, são muito bons né? Me apaixonei pelo mundo que o Wes cria nos filmes. Toda a fotografia, as cores, enfim <3 Trilhas sonoras impecáveis.

      Obrigada!! Beijão.

      Excluir
  3. Confesso que sou leigo em Wes Anderson, só assisti "The Royal Tenenbaums"que, por sinal, é um filme muito acima da média e encantador.

    Eu já ouvi falar das outras obras dele e de que é um dos diretores mais autorais e peculiares de Hollywood, isso já é um grande diferencial, pois os grandes cineastas são aqueles que dão uma identidade própria a seus filmes.

    Muito interessante os links que você deixou Brendha!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, né? Eu me apaixonei.
      Depois de assistir aos outros vem me contar o que achou!

      Ele se tornou um dos meus diretores favoritos da atualidade. Adoro o clima que ele nos coloca em seus filmes!

      Que bom que gostou, beijo!

      Excluir
  4. nao conhecia nenhum desses filmes, nem tinha ouvido falar D: haha.
    Que fofa sua playlist do blog <3
    beijos www.portefeminino.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não? Super recomendo você assistir. Se fizer, depois vem me contar o que achou tá?

      Que bom que gostou!!
      Beijo!

      Excluir
  5. menina, desde que assisti Grande Hotel Budapeste vi TODOS os filmes do Wes Anderson e anotei na minha agenda: "escrever no blog sobre Wes Anderson". hahaha! que legal ler esse post, sinal de que também mexeu com mais gente, né? adorei :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, quero muito ler seu post sobre ele, escreva logo! hauhauhu
      Simmm, muito bom ver que tem mais fãs espalhados por aqui, pertinho <3

      Excluir
  6. É engraçado (para não dizer vergonhoso) admitir isso, mas, quando assisto um filme, raramente dou atenção para o nome do diretor... Sou meio desligada nesses aspectos, entende? Com livros é diferente porque o autor é responsável por toda a obra, exceto pela parte que cabe à editora. Já com filmes, percebo que os atores que protagonizam as cenas ganham um destaque muuuito maior do que o roteirista, ou o produtor, ou o diretor. Não que isso seja muito justo. É só... meio justo.

    Blá-blá-blás à parte, dos filmes que você mencionou só assisti Moonrise Kingdom. Darei uma chance aos outros títulos, porque confio nas suas indicações!

    Beijos ♥ Jeito Único

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo sim, Lari! Eu também era assim.
      Mas foi com Pulp Fiction que meu olhar sobre o cinema começou a mudar. Eu assisti ao filme e fiquei tão encantada com ele, com a forma como ele é narrado, sabe? O desenrolar, enfim, tudo, e fui atrás de mais filmes dirigidos pelo Tarantino (que seguem o mesmo padrão também) e virei fã do cara. Em muitos casos (como do próprio Wes), o diretor também foi quem escreveu a história. E mesmo que ele não tenha escrito, sua direção é que dá a cara que o filme vai ter, entende? Porque se tu for analisar, tem muitas histórias repetidas em filmes (e em livros também), mas o que torna uma obra melhor que a outra é a forma como ela é contada. Tanto em filmes quanto em livros. Os filmes ainda tem a trilha sonora que ajuda (ou atrapalha, em alguns casos). Enfim. É isso. Mas os atores contam bastante, claro. hahaha

      Ah, faça isso mesmo! Depois vem me contar. <3

      Excluir
  7. To querendo assistir esse filme já faz um tempo, obrigada porque por sua causa (culpa desse post) agora quero mais ainda. kkkkk
    Vou ver se baixo/alugo esse fds pra ver com o boy. :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo mesmo! Quando assistir, vem me contar o que achou!!!
      Beijo!

      Excluir
  8. Já ouvi falar mas nunca assisti! É o primeiro post que eu leio sobre esse filme! ;)
    Beijos e fique com Deus!
    Batom de Framboesa

    ResponderExcluir
  9. baaaaaaaah eu quero ver o Grande Hotel Budapeste, já ouvi falar muito sobre a história e tal, e quanto aos outros, não conheço ainda :( mas gosto de indicações, já vão entrar na lista do filmow para serem adicionados a minha videoteca logo logo <3

    e o post ficou gostoso *---*

    Isso aí.
    xoxoxo
    ugdu :~]

    ResponderExcluir
  10. Wes Anderson é um dos meus diretores favoritos. Sou simplesmente obcecada por ele, masss.. ainda não vi O Grande Hotel Budapeste ;~ Estou esperando ansiosamente que ele chegue na minha cidade, mas acho que isso não vai acontecer, então vou ter que baixar mesmo.
    Eu super indico o Rushmore! É um dos meus favoritos da vida!
    Adorei o blog!
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi na internet mesmo, logo que estreou. Não consegui aguentar, hahaha
      Ok, vou assistir ele :)
      Que bom que gostou <3

      Excluir