Páginas

14 novembro 2015

O importante é o que importa


Dia desses eu estava indo almoçar com as minhas amigas num restaurante perto da faculdade logo após uma clínica daquelas. Abro um mega parêntesis pra esclarecer que quando digo clínica daquelas, quero dizer: dias em que tudo acontece. Paciente que não vai fazer a cirurgia pois está ~naqueles dias~ (sim!), paciente que alega não escovar os dentes porque teve que usar a escova pra engraxar o sapato (simmm!!), paciente que não deixa o filho receber tratamento odontológico porque acha que sabe mais que o dentista... Enfim, podemos ficar aqui o dia todo. O fato é: estávamos exaustas, com fome, conversando e rindo sobre as bizarrices cotidianas, até que reparamos algo de diferente na paisagem habitual. Vários postes (praticamente todos) próximos ao nosso bloco estavam adornados com folhas impressas - nelas tinham algumas frases tipo essa da foto acima - e eu achei isso muito legal. Afinal, às vezes tudo o que a gente é tirar 10 segundos pra ler algo interessante, nem que seja no meio da rua, dar uma risada ou parar pra pensar sobre alguma outra coisa e seguir caminhando. 

Assim que nós vimos a frase, o reflexo das minhas amigas foi apontar imediatamente o celular pra fazer um snap. Cara, o que foi que a gente se tornou? Quando registrar um snap ficou mais significativo do que comentar sobre a frase com as pessoas que estão ali do nosso lado? 

Aí vocês podem pensar "miga sua loka vc também tirou foto da frase e tá fazendo um post sobre isso" e digo que ok, vocês têm seu ponto. Mas o que eu quis foi justamente pegar esse momento como exemplo pra tocar nesse assunto que tanto me assombra. Bati a foto delas batendo o snap não pra ficar uma inception legal que ganharia curtidas do instagram (eu postei no insta sim, não serei hipócrita, mas a intenção principal não era essa) e sim pra apontar o que virou rotina: registrar qualquer coisa no snap, instagram, facebook e twitter primeiro pra depois aproveitar, de fato. 

É claro que não dá pra generalizar, inclusive eu acredito que não me encaixo nesse perfil de pessoa louca dos snaps, mas vocês entenderam. E tudo o que eu vejo é que as pessoas são, realmente, suicidas e o pior de tudo é: na maioria das vezes sem perceber.


Outra frase que a gente deve tatuar na testa pra ver se as pessoas entendem, de uma vez por todas. Por mais óbvio que seja, tem gente que não consegue levar esse lema pra vida e se preocupa exacerbadamente com coisas que não importam. Gente, desencana. O importante é o que importa. O resto é sobra. 

Além desses, esbarramos com vários outros postes estampados com várias outras frases e é claro que as pessoas da região também passaram por ali e fizeram questão de rechear o feed do facebook com fotos disso. É incrível ver como as pessoas estão mais interessadas em compartilhar as frases do que enfiá-las na cabeça (ou pesquisar de que livro é a frase pra pode ler, enfim). Isso me lembrou o vídeo "Biblioteca", do Porta dos Fundos (em que o cara tem uma biblioteca em casa só porque acha bonita a estante lotada) e é basicamente por isso que resolvi escrever. Algumas pessoas estão preocupadas apenas com o que os outros acham delas (nossa vão me achar cult pois estou postando uma frase no face) e isso me frustra. Demais. 

Todo esse papo me lembrou do primeiro dia de aula. O professor meio que tomado pelo espírito 1ª série do ensino fundamental quase mandou a gente fazer um desenho sobre nossas férias, mas por um descuido apenas fez uma enquete rápida pedindo pra levantar o dedo quem 1. tinha viajado nas férias, 2. tinha ido a festas nas férias, 3. tinha lido ao menos um livro nas férias. Nem preciso dizer que só eu e o prof levantamos o braço na última e isso sempre me deixa pra baixo. Eu sabia que todos os meus colegas tinham viajado e saído bastante nos últimos meses porque suas redes sociais não me deixavam ignorar isso nem que eu quisesse. Mas poxa, nem um livrinho? 

-

Sei que o texto tá desconexo. Sei que as ideias estão mal organizadas. Sei que posso reler depois e ver que falei um monte de bobagens, mas eu precisava escrever alguma coisa e foi isso que saiu. Saudades. 

4 comentários:

  1. 1. O layout daqui está incrível; 2. O texto ficou ótimo e 3. Eu também estava com saudades!

    É realmente medonha nossa realidade... Poxa, preza-se tanto por status e aparências! Desperdiça-se tempo e trocas de olhares, já que estes estão sempre voltados para um visor de um smartphone. Ontem mesmo eu estava me lembrando da época em que chegava na escola e, com o passar dos minutos, um grupo enorme se formava ao redor de uma mesinha qualquer do pátio, e era assunto e risadas que não tinham fim... Hoje: as pessoas chegam, sentam-se e vão correr o polegar no celular. Às vezes comentam alguma coisa com a pessoa do lado. Pronto.

    ResponderExcluir
  2. A gente virou um monte de robo com 03 braços:dois biologicos e um tecnologico. Foda. fico triste toda vez quqe penso nisso masne, quem nao é refem do celular hj em dia? beijo

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é uma grande surpresa para mim, não conhecia e já de cara me deparo com este texto maravilhoso!
    Sim, as pessoas se preocupam mais em mostrar para as redes sociais o que está "vivendo", do que realmente viver aquilo com a pessoa que está do seu lado. Não há nenhum problema em publicar nada, mas talvez seria mais interessante aproveitar os momentos com quem está perto também.

    ResponderExcluir
  4. Oi, amiga lindaa!!
    Olha eu aqui retribuindo a visitinha e comentando, pra não perder o costume, né? rs.

    Me identifiquei com seu ponto de vista e "compartilho" da mesma opinião. Inclusive, sobre os bons momentos da vida. As pessoas pararam de "curtir" o momento e passaram a querer apenas registrá-los em suas Timelines, na intenção de encherem suas redes sociais.
    Acho que o máximo que as pessoas conseguem com isso, além de se expor, é fazer com que as pessoas que estão trancadas em seus quartos curtindo todo tipo de conteúdo se sintam ainda mais entediadas..
    Eu confesso que curto tanto os momentos bons que só depois que passa que eu lembro de não ter tirado foto pra registrar. Uma fotinho, não faz mal a ninguém, mas que a motivação seja registrar a recordação e não ficar querendo ganhar curtidas, monitorando o facebook e afins (é, já fui desses)..

    Sobre desencanar com o que as pessoas pensam, eu preciso aprender a fazer isso. Admito!
    Sou perfeccionista e muito exigente comigo mesmo. Minha sobrinha de 17 anos, hoje, falou pra mim que não conversava comigo sobre certas coisas da vida dela, pois me via como alguém muito perfeito. kkkk.. Entramos naquele meu post sobre o "Garoto Exemplar".. A pessoa me achou muito perfeita e pensou que eu fosse um possível psicopata.

    Enfim...
    Tô contigo na linha de pensamento.
    Agora, vou parar que esse comentário já virou quase outro Post(e)..

    Bjos =)

    http://ocoraçãodomenino.blogspot.com

    ResponderExcluir