Páginas

12 junho 2014

Dezenove

Birthday 19 :)

Hoje eu acordei, levantei da cama, fiquei me olhando no espelho por um tempo e pensei em silêncio: então é assim que a gente se sente com 19 anos?

É. Deve ser.

Depois disso, segui minha rotina normal. Já estou acostumada a ficar em casa nas quintas, visto que não tenho aulas nesse dia, e assim foi. Não teve nada diferente ou extraordinário. Exceto por uma visita da minha mãe ao meu quarto, logo pela manhã, para me dar um abraço de parabéns, e pelas mensagens por sms, facebook, whats, telefonemas, essas coisas, que recebi de amigos, parentes, colegas, conhecidos, enfim. Não fosse por isso, essa quinta-feira seria apenas mais uma. E isso me fez pensar e querer falar sobre algumas coisas. Pra variar.

Há exatos 4 anos, em 2010, eu recém tinha completado 15 anos. Os tão esperados quinze anos, a data mágica para quase todas as meninas, o momento pelo qual eu aguardava ansiosamente. Com 14 anos eu acreditava que ao completar 15 eu chegaria no auge da minha vida. Hoje, aos 19, vejo que ainda não cheguei nem perto disso. O fato é que de 14 para 15 anos eu esperava que as coisas mudassem drasticamente, esperava uma revolução na minha vida – acho que eu assistia a filmes demais. Mas a realidade foi que eu cresci pouco naquele ano. Tecnicamente, aquele "rito de passagem" de menina para mulher era para ter acontecido lá, mas pra mim poucas coisas mudaram de fato. Este ano, passando de 18 para 19, me vejo tão crescida, amadurecida, tão diferente do que eu costumava ser há 4 anos que posso afirmar que, agora sim, eu me tornei uma mulher. Ou que estou bem perto disso.

Agora vejam só vocês. Meu rito de passagem foi aos 19 anos. Dezenove. Dez e nove? Um número tão chinfrim. Nem múltiplo de cinco é. Nem par é. Tão sem graça, tão sem nexo... Mas aí é que está! Não existe uma data, um marco, um número, uma fórmula exata. A gente amadurece aos poucos, sem se dar conta, e quando vê que já não é mais quem costumava ser, leva um baita susto. Como eu levei hoje ao me encarar no espelho.

Durante o dia me peguei pensando em como tudo aconteceu de uns 4 anos para cá. Tanta coisa mudou. Tantas pessoas apareceram, reapareceram, tantas pessoas foram embora, algumas permaneceram, outras nem esquentaram o lugar... Meus pensamentos, minhas prioridades, minhas opiniões, tudo está tão diferente, tão mais estável, mais palpável. Aquela menina do ensino médio, que não tinha muita certeza das coisas, hoje é uma universitária com planos bem concretos pro futuro e já está dando os primeiros passos para realizá-los. Eu mudei, cresci, evolui bastante e posso dizer que estou bem contente com isso. Apesar de não ter esperado ansiosamente pelos 19 anos, digo que eles estão sendo uma grata surpresa, já nas suas primeiras horas.

Enfim. Já é quase meia-noite e o "meu dia" está acabando. Eu não pretendia escrever nada hoje, mas se teve uma coisa que se aflorou em mim com o passar dos anos foi o gosto pela escrita - acho que esse é um dos poucos resquícios do meu eu de anos atrás.

Obrigada a todos que me desejaram felicidades, parabéns, etc. Aproveito para agradecer também, de forma geral, os comentários e dizer que fico imensamente feliz em poder compartilhar minhas experiências e até mesmo o meu amadurecimento com vocês. Então é isso...

Até mais!

16 comentários:

  1. Engraçado, foi exatamente essa percepção que eu tive quando fiz 19. Eu achava que aos 15 seria uma pessoa completamente diferente, mas aos 15 eu era só a mesma pessoa de 14, que não era muito diferente da de 13. Aos 18 eu já tinha vivido uns momentos bem legais, mas aos 19 senti que tinha realmente amadurecido.
    Aproveite muito essa fase de satisfação pessoal plena. É ótimo estar orgulhoso da pessoa que somos. E feliz aniversário atrasado! hehehe
    Primeira vez que visito seu blog e achei uma delícia. Beijo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe toda uma crença no universo feminino de que as meninas viram mulheres aos 15. Besteira. Quando (e se) eu tiver uma filha, farei questão de explicar pra ela que as coisas não são bem assim.

      Obrigada pelo comentário e pelo parabéns. Volte sempre!

      Excluir
  2. Eu acho que já cheguei à conclusão de que idade nenhuma nos revela.. Tentando lembrar também, acho que nunca pensei algo do tipo. Queria fazer 15 porque sabia que ia pra Disney, não porque achava que os 15 iam mudar alguma coisa. Tampouco com 18! Nunca fui baladeira, nem fiquei esperando pelo momento de poder ser, hahaha. Acho que tenho um pouquinho de medo dos 23 e dos 25, porque eram idades onde eu criança projetava muitas ideias futuras de realização e, bem, aos 22 não tem nada sendo feito.. hahaha
    Beijos e feliz aniversário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai bastante da forma como a gente é criada, do ambiente em volta, né? Não sei tu, Analu, mas eu sempre morei em cidade pequena e por isso essa coisa de 15 anos ser um marco é bem difundida. Tem as festas, debutantes, etc, enfim.

      Ah, sei bem, tenho medo de chegar nessas idades também sem ter meus planos concretizados ou perto disso, mas vamos vivendo um dia de cada vez, tudo a seu tempo. haha

      Obrigada!

      Excluir
  3. Parabéns, atrasado, mas de coração! :)

    Senti um pouco disse aos 18 anos. Tantas pessoas "me prepararam" pra essa idade, que eu quase acreditei que as coisas aconteceriam mesmo por mágica. Depois, agora, aos 27 anos percebi que de uma forma ou de outra ainda esperava por isso. E sabe, acho que a gente sempre esperará que nossos corpo, nossa mente, se transformem da noite pro dia tornando a vida mais fácil. A melhor parte é entender que não acontece assim, e tudo bem, pois assim podemos apreciar melhor nossas mudanças! Continuamos sendo as mesmas pessoas do dia anterior ao aniversário e ao mesmo tempo não. É muito legal pensar nisso (:

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Del!

      Sim, é um assunto que me faz pensar bastante. A gente pode até estar onde quer, mas nunca vai se sentir completamente satisfeita, até porque os pensamentos mudam constantemente, e essa é a grande mágica da vida, correr atrás dos sonhos e nunca se deixar abater.

      Obrigada pelo comentário! Beijo!

      Excluir
  4. Bre, parabéns pelo seu dia. Feliz aniversário e tudo de bom :)
    Eu fiquei meio na crise quando fiz 15 e também achava que essa seria a minha idade auge. Que engraçado, né? Mas quando fiz 15 fiquei desesperada e dizia que já tava há 15 anos no mundo e ainda não tinha feito nada de produtivo. Pois agora estou há 22 e não fiz nada, tampouco. Temos muitas ideias e queremos mudar muitas coisas, mas na maioria das vezes elas ficam só no mundo das ideias e quando vemos, a idade passou. É triste, a vida se vai pelos dedos. Mas é bom amadurecer, como você mesma falou.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Thayse!
      Pois é, é exatamente assim. Quando crianças, nós temos sempre aquela idade-auge, que imaginamos que a partir daquilo tudo vai mudar, ser diferente e que, em determinado ponto, seremos nossa melhor versão de nós mesmos. O que não sabemos nessa idade é que o mundo muda e nossas prioridades também, sendo assim, buscamos sempre melhorar e nunca estamos satisfeitos. Mas isso é bom, é desse movimento que precisamos para seguir vivendo.

      Obrigada pela visita! Beijo!

      Excluir
  5. AAAAAAAAAAAAAAAWN linda!!! Parabpens <3
    Puxa, como o tempo passa, né? Eu já tenho 16, mas daqui a três meses estarei complatando o meu 17º aniversário. Mas vale a pena ter vivido todo este tempo, né? <3 Enfim, espero que sua vida seja ainda mais maravilhosa, que você encontre muito brilho pela frente e que enfim, seja feliz! Muitos beijos *u*


    Tentando Esquecer | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADA!!!!! :D
      Pois é, eu me pego assustada em pensar que tô com quase-vinte. MEU DEUS. Obrigada mesmo, de coração, e desejo que sua vida também seja repleta de coisas boas. No seu aniversário vou passar lá pra deixar meus votos de felicidade também, ok?

      Obrigada pela visita!!!

      Excluir
  6. Brendha! Primeiramente gostaria de te parabenizar (um tanto atrasado), mas com bastante carinho. <3
    Quando eu fiz 15 anos também esperava mudanças drásticas em mim e em minha vida, mas nenhuma aconteceu. Então resolvi deixar isso de lado e aproveitar o momento, a minha idade e não esperar e não ver a hora de x idade chegar -como tantos que esperam a maior idade. Creio que tudo acontece no momento certo, existem vidas que mudam, pessoas que amadurecem mais rápido, e aqueles que tem trinta e ainda não amadureceram.

    A segunda coisa que queria falar é que fiquei bastante feliz com os seus comentários lá no meu blog. A sua visita foi especial, percebi que você realmente leu os posts, e isso é tão bom! Ultimamente eu só estava recebendo o tipo de comentário "adorei seu blog, visite o meu!" e isso me faz desacreditar no mundo blogueiro.
    Fiquei lisonjeada por receber elogios de uma pessoa tão talentosa que nem você! Não tive oportunidade de conhecer seu blog antes, mas agora que isso aconteceu, pode ter certeza que voltarei aqui sempre.

    Feliz aniversario novamente,
    Beijos e sorrisos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Stéfhanie, mesmo! O que importa e é intenção, né? E a sua foi a melhor. Fico grata, de verdade! <3

      Pois é, eu me dei conta disso também. A gente tem que aproveitar cada minuto, cada idade, e seguir aprendendo, vivendo, aprendendo com cada situação... Não dá pra depositar todas as esperanças numa idade, num marco, temos que fazer de todos os dias uma nova oportunidade para sermos melhores. Sim!!! Concordo com você em tudo.

      Sim, eu conheci seu blog por acaso mas fiquei encantada. Adorei a forma que você escreve e achei seu cantinho muito, muito legal. Verdade, eu também andava me sentindo assim, que as pessoas nem liam o que eu escrevia, só queriam divulgar seus respectivos blogs.

      Enfim. Obrigada, volte sempre!

      Excluir
  7. Um super, mega, ultra, feliz aniversário atrasado Brendha. Adoro as sua experiências que você compartilha com as leitoras de seu blog.

    http://loouisinha.blogspot.com.br/
    @loouisinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Louise!!! De coração.
      Fico muito feliz em saber disso!

      Beijo!

      Excluir
  8. Que texto bom de ler!
    Quando vc tiver 30 como eu vai pensar que os 19 eram taoooo fantásticos, mas que ter 30 é surrealmente bom!!

    :)
    Beijos
    Dani
    www.danigarlet.com.br

    (Salvei teu link com uma Obs de "texto bons de ler 10"
    rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa boa ler isso, sério, fico muito feliz!
      Pois é, estou aproveitando cada minuto dos 19 pra não chegar lá na frente me culpando por não ter feito isso. Cada idade, cada fase, tem suas vantagens e desvantagens, né? A questão é retirar o máximo de aprendizado e bons momentos de todas elas!

      Obrigada pela visita e fico honrada em estar nessa categoria, haha.

      Excluir