Páginas

26 outubro 2014

Mr Nobody


Alerta de spoiler para as moçoilas não ficarem de mimimi depois

Eu gosto de filmes que me fazem pensar. Filmes que me deixam com a boca aberta e a cabeça a ponto de explodir. Sendo assim, não é surpresa eu anunciar que me apaixonei pelo Mr. Nobody, nome do protagonista e título do filme que vou comentar hoje. 

A obra é de 2009, muitos de vocês já devem tê-la assistido, mas eu preciso falar sobre as minhas impressões mesmo assim e com isso já faço o favor de indicar a quem ainda não assistiu. 

O filme é narrado por Nemo Nobody (interpretado lindamente pelo Jared Leto <3), num futuro não muito distante, sendo ele o último ser humano mortal  da Terra, prestes a morrer de velhice. Esse fato inusitado chama a atenção da mídia e todos querem saber como era a vida do Sr. Nobody. A trama, que segue as lembranças embaralhadas e confusas do protagonista, não é nada linear, requerendo assim muita atenção a todos os detalhes, diálogos, cenários, figurinos e tudo o mais. 

Por vezes somos levados a realidades diferentes, basicamente três, que seriam as consequências da escolha que o pequeno Nemo de 9 anos teve que fazer ao ver o casamento de seus pais se desfazer: ficar com o pai ou partir com a mãe. E é a partir disso que sua mente começa a fantasiar todas as situações possíveis, a fim de descobrir qual seria a melhor opção.

Jeanne, Elise, Anna - reparem nos figurinos que são escolhidos propositalmente
Partindo com a mãe, em sua adolescência acabaria morando com ela, um padrasto e sua filha, Anna (vestindo rosa/vermelho, representando a paixão, o amor), com quem Nemo acaba tendo uma relação. Por outro lado, ficando com o pai - que adoece terrivelmente, Nemo se torna um adolescente revoltado que decide planejar todo seu futuro de forma fria e calculista após uma desilusão amorosa com Elise (azul - frieza, apatia). O garoto decide que casará com a primeira menina que dançar com ele em uma festinha - que acaba sendo Jeanne (amarelo - ganância) - apenas para concretizar seus planos.

Já em sua vida adulta, somos apresentados para o futuro das três escolhas. Caso escolhesse a primeira, há certa altura a mãe de Nemo e o pai de Anna se separariam, estes últimos indo morar em Nova Iorque, afastando Anna e Nemo. Caso seguisse a segunda opção, com seu plano traçado, conseguiria alcançar seus objetivos, seria rico, teria uma casa grande, filhos e um casamento estável com Jeanne, mas um tédio infindável tomaria conta de si, não havendo maiores motivos para viver. Por outro lado, se tivesse se resolvido com Elise, se casariam e esta, por amar outro homem, viveria numa apatia tremenda, intercalando entre crises esquizofrênicas e choro incontrolável. 

De todas as três opções, é entre Nemo e Anna que rola química, paixão, amor e todo o necessário para que a vida valha à pena. E as palavras não fazem jus à intensidade da relação deles, é só assistindo ao filme que vocês vão poder sentir isso.

A fotografia do filme é maravilhosa, assim como a trilha sonora. Os momentos de Nemo e Anna são extremamente apaixonantes e só por isso já vale assistir ao filme!

Quanto às questões que surgem após os créditos, é impossível não pensar no tal Efeito Borboleta e em todas as escolhas que já fizemos e fazemos todos os dias, a todos os momentos. Como tudo seria se há anos sua mãe não tivesse dito sim ao seu pai? E se eles nunca tivessem se conhecido, você estaria aqui? E sobre os amores, amigos, escola, faculdade, enfim, todas as opções possíveis de vidas que poderiam ter sido e não foram. É enlouquecedor ficar pensando nisso. Em todos esses "e se". 

Mas talvez a mensagem mais forte que fica do filme seja que prever o que poderia acontecer a cada escolha feita não seja necessariamente uma coisa boa. Afinal, podendo antecipar tudo o que aconteceria, ficaríamos paralisados, sem saber para onde ir. 


Essa frase define bem toda a filosofia impregnada nas rugas do Mr. Nobody. Sua mente confusa, suas histórias misturadas sem sabermos o que é real ou ilusão... Tudo isso é apenas fruto da imaginação de um menino de 9 anos que não sabe o que fazer. Vivendo um impasse decisivo, que decidirá o curso de toda a sua vida, e que diante de todas as opções, não consegue escolher qual caminho seguir. 


"Mr. Nobody" tem umas sacadas geniais, cenas bem estruturadas, diálogos incríveis e atuações maravilhosas. Recomendo a todos que não viram ainda. Assistam e venham me contar o que acharam! 

Pra finalizar, um trecho que eu achei sensacional: 

Anna para Nemo: "quando nos separamos aos 15 anos, eu disse que não amaria mais ninguém, nunca. E nunca me apegaria, nunca ficaria tempo demais em lugar algum e não teria nada para mim mesma. Decidi que fingiria estar viva. E isso é o que eu venho esperando todo esse tempo. De todas as vidas possíveis, só uma... Com você. Mas não estou mais acostumada com isso. Você sabe... Me refiro ao amor. Tenho medo de te perder de novo. Medo de estar sem você novamente. Estou aterrorizada. Preciso de um tempo."

Um comentário:

  1. Texto incrível. Já tinha assistindo muitas e muitas vezes antes, e vou assistir outras vezes no futuro. Filme excelente, fenomenal.

    ResponderExcluir