Páginas

23 fevereiro 2015

Existe vida após o Oscar

Título alternativo: chupa, Boyhood Fãs!

Esse foi o 2º ano que eu realmente assisti aos filmes indicados e esperei pela cerimônia do Oscar. Tirando alguns problemas com o receptor da minha tv que fez o favor de pifar bem quando ia começar a premiação e eu tive que esperar acabar o BBB pra acompanhar a transmissão pela Globo, oremos, tudo ocorreu nos conformes. E tive, ao final da noite, uma grata surpresa e meu momento de glória  veio coroado pelo ganhador de Melhor Filme (sobre quem falarei melhor mais adiante).

Embora eu tenha achado a apresentação do Neil meio fuén (sdds Ellen, sdds selfie, sdds pizza), meu apego com os indicados estava infinitamente maior esse ano e por isso tudo ficou com um gostinho mais especial. Além disso obrigada, Senhor, por eu não ter que acordar cedo hoje, podendo ficar na frente da tv até às 2 da manhã - e na frente do computador até às 5 fazendo esse post.

De antemão, aviso que não tô aqui pra fazer resumão dos melhores momentos nem falar quantos prêmios cada filme levou. Só vim deixar minha opinião sobre os ganhadores e como eu não fiz um post contando pra vocês quais eram as minhas apostas vocês vão ter que acreditar na minha palavra. Chega de enrolação (porque eu preciso ir dormir!!!!) e vamos ao que interessa:


Melhor Ator Coadjuvante 

Queria que ganhasse: J.K. Simmons (ou Ed Norton)
Ganhou: J.K. Simmons

Amo o Edward Norton de todo o coração e seu personagem (Mike) em Birdman está insanamente maravilhoso. Embora eu soubesse, lá no fundo, que ele não levaria essa, minha torcida ele tinha - parcialmente. O que me deixa extremamente feliz é que J.K. Simmons, o dono da outra parte da minha torcida, acabou levando. O que eu achei merecidíssmo, visto que o cara mandou muito bem em Whiplash, dando vida, suor e sangue pelo personagem (Miles não curtiu isso) e, senhor, eu terminei de assistir ao filme amando o ator, odiando o personagem, querendo assistir tudo de novo e sem unhas nos dedos. #momentos


Melhor Atriz Coadjuvante 

Queria que ganhasse: Patricia Arquette (ou Emma Stone)
Ganhou: Patricia Arquette 

Eu torcia muito pela Emma Stone, mas tinha certeza que a Patricia Arquette ia levar, o que tava considerando super cool, porque acho que ela é a melhor coisa de Boyhood. Embora a Emma tenha me deixado com o coração na mão segurando aquele Oscar de lego quando a Patricia foi anunciada como vencedora, fiquei feliz em ter acertado essa porque foi merecido! Aliás, QUE DISCURSO, que mulher! Apenas amei.

Melhor Diretor

Queria que ganhasse: Iñarritu (ou Wes Anderson)
Ganhou: Iñarritu

Se eu tinha uma certeza nessa vida era que o Linklater já podia pegar a estatueta e levar pra casa assim que saiu a lista dos indicados por motivos óbvios. Eu torcia muito pelo Iñarritu e pelo Wes Anderson, mas tinha noção de que o jogo já estava ganho pro Richinho. Agora cês imaginem onde foi parar a minha cara quando foi anunciado (com certo espanto por parte do apresentador também, de brincs, mas me senti representada naquele momento) que o cara da vez era o Iñarritu. Só conseguia olhar pra tela e sentir. NO WAY. Nesse momento eu tive que tirar o notebook do colo, sair do sofá e dar uma SAMBADA no meio da sala porque, CARACA, eu não cabia em mim de tanta felicidade.


Melhor Atriz

Queria que ganhasse: Rosamund Pike
Ganhou: Julianne Moore

Eu estava torcendo muito, muito mesmo, pela Rosamund. Ela roubou a cena em Gone Girl e levou meu coração junto. Que mulher, que atuação! Mas, infelizmente, não foi dessa vez. Eu não assisti Still Alice, mas o que pode se esperar de Julianne Moore, né mores? Nada além de fabuloso. Parece que a academia concorda.


Melhor Ator

Queria que ganhasse: Michael Keaton
Ganhou: Eddie Redmayne

Michael Keaton deu vida a um dos personagens mais perturbados e engraçados que eu já tive o prazer de conhecer. As cenas em que ele conversa com o Birdman ou então aquela em que ele sai correndo de cuequinha na rua, ou, melhor ainda, ele atirando no próprio nariz, sendo que era pra ter acertado a têmpora (há discordâncias sobre essa parte do filme, mas vocês entenderam)... Como não amar? Ele se entregou, realmente, pro personagem e embora tenha representado uma versão caricata de si mesmo, conseguiu mostrar várias camadas (atuar maravilhosamente bem uma cena em que seu personagem está atuando mal) e era minha aposta. Infelizmente, errei essa também. E quem levou a estatueta foi o Eddie que foi super elogiado pelo seu papel, mas eu não vou dar pitaco antes de assistir ao filme. 

Ps: eu queria muito assistir A Teoria de Tudo antes do Oscar, mas fiquei com os dois pés atrás porque assisti há pouco tempo outro filme sobre a vida do Stephen Hawking (assistam aqui) em que o Benedict Cumberbatch interpreta o físico de maneira magistral. Não que eu ache que o Eddie não mereceu, mas ainda tenho a imagem do Ben na minha cabeça. Cês me entendem, né? Preciso assistir ao filme pra ver se me convenço de que essa premiação foi justa.

Melhor Filme

Queria que ganhasse: Birdman
Ganhou: Birdman

Apesar de eu não ter gostado tanto assim de Boyhood, eu tinha certeza absoluta que ele ia levar a estatueta pra casa. Bem verdade que as opiniões estavam divididas entre ele e Birdman, mas, vocês sabem, Boyhood tinha muito mais cara de "filme que a academia gosta de premiar". No final das contas, eu torcia por Birdman, que acabou levando, e fiquei infinitamente surpresa e feliz por isso. O que me resta agora, além dos sentimentos bons, é um arrependimento por ter apostado que Boyhood seria o escolhido em todos os bolões do Oscar que participei. Isso que dá não votar com o coração.

Menção honrosa para os prêmios artísticos dados para O Grande Hotel Budapeste, que mereceu todos, e àqueles que torciam por Boyhood fica a mensagem: tem outros prêmios, a vida segue (hehe). Além disso, o que foi aquele discurso do Graham? Ele proclamou "stay weird, stay different" e essa frase já virou meu lema pra vida! 

Depois dessa temporada exaustiva que precedeu o Oscar (e depois de ter ficado meses ansiando por esse momento), agora só posso esperar os memes que a internet - ah, a internet - vai trazer e me recompor porque no ano que vem tem mais! 

Pra finalizar gostaria de pedir que Ellen, volta, porfa! O Neil com essas piadinhas de professor de matemática (nada contra) não ornou!!!!! O ponto alto dele na noite foi fazendo cosplay de Riggan usando só cueca branca e um par de meias e nem assim eu consegui fazer mais do que esboçar um sorriso - ri mais quando vi os comentaristas do twitter indignados com a derrota de Boyhood pra Birdman, bem verdade.

E de tudo isso me resta uma constatação: não parece, mas existe, sim, vida após o Oscar. Resta descobrir como vivê-la.

10 comentários:

  1. Brendha, tá tudo acabado entre nós. Quero o divórcio. Tá dando risada das minhas lágrimas por Boyhood??? NÃO PERDOO! (brincadeira, perdoo sim)
    De qualquer maneira, eu achava realmente que ia ficar entre Boyhood e Birdman. Os dois filmes foram muito bem feitos. Mas na minha opinião fanzoca e de coração apaixonado, Boyhood deveria ter levado. A direção podia ter ficado com o Inãrritu mesmo, agora melhor filme...

    Discordo que Boyhood tenha cara de academia. Birdman é muito mais pretensioso e grita "Oscar!" só de olhar pra ele. Claro que sendo como é, não dá pra levar a academia muito a sério uma vez que coloca ambos os filmes no mesmo lugar que American Sniper. *vomit sounds*
    Ainda assim acho que foi uma noite boa. Curti mais o show do ano passado, mas preferi os filmes desse ano. #dilemas

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. PEÇO PERDÃO PELO VACILO!!!!! uahuahuahu
    Cara, eu não gostei tanto assim de Boyhood porque ele não funcionou pra mim, mas reconheço que é uma puta obra e tudo o mais... Mas eu tô tão de saco cheio de ALGUNS fãs do filme (que me aporrinharam tanto, olha, nem te conto) que eu precisava dar essa alfinetada. Sei como é horrível a gente ler essas barbáries sobre um filme que a gente gosta (li muita coisa nesse nível sobre Birdman, mas tudo bem, a vida segue) mas eu precisava desabafar!!! huahauhauhua

    Então, eu achei que o Linklater merecia muito melhor direção, assim como a Patricia Arquette mereceu muito o prêmio que recebeu. Só que minha sardinha foi totalmente puxada pra Birdman por motivos de <3

    Sim, tem essa pretensão etc, mas, cara, toda a ideia e as reflexões que Boyhood trouxeram à tona, a mudança física dos personagens através dos anos, seu desenvolvimento, achei que o Oscar já era dele. Mas enfim.

    EU TAMBÉM.
    Do ano passado, eu só tinha assistido o Lobo, mas amei o show. Esse ano queria mesmo era saber quem ia ganhar, mas o Neil não me desceu.

    beijoca!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de ter assistido, mas passou tão tarde, enfim, deu pra ter uma noção pelo seu post, grata.

    ResponderExcluir
  4. Eu não acompanhei o Oscar esse ano :(
    Posso deixar meu comentário realmente significativo pro próximo post?

    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir
  5. melhor compilado do Oscar e eu só vi agora, preciso rever meus conceitos, eu consegui ver bastante coisa antes do dia do Oscar, isso me deixou muito tensa na frente da tv... teve ótimas indicações e bons vencedores, eu diria... mas quando eu começo falar sobre o Oscar 2015 com alguém, sempre iniciou assim "aham, concordo... mas antes de tudo, o meu favorito é O Grande Hotel Budapeste, ok? Agora pode continuar" hhahahaha

    ResponderExcluir
  6. Chateada até agora porque a minha segunda atriz favorita não ganhou, pra mim a Emma foi a melhor de todas e pontooo ♥
    beijinhos, Bru
    Mania de Bruna
    @ManiaDeBruna

    ResponderExcluir
  7. Menina, esse ano foi o contrário comigo. Foi a primeira vez que eu não conhecia os filmes, que eu não acompanhava desde o tapete vermelho e não sei porque, mas tenho a sensação que não perdi nada, saca?
    Ok, eu dei uma olhada de leve - e tive a sorte de pegar o discurso da Patricia bem na hora <3 - mas fiquei com preguiça e fui dormir, pois, ao contrário da vossa senhora, eu sou uma pessoa trabalhadora que tinha de estar de pé cedo HUEHUEHEUHEUEHEU
    Mas, enfim, de coração, não vi Birdman e não to com vontade de ver -nãomemata-. Na real, dos filmes indicados, só vi Grande Hotel Budapeste e Jogo da Imitação ( que curti pakas), quero muito ver Selma e a Teoria de Tudo. Enfim, quando eu tiver assistido mais sobre os filmes, opino decentemente hahahaha

    beijão sua linda!!

    ResponderExcluir
  8. Baa, eu li e reli esse post '-' Não lembro se comentei rs Mas vou comentar agora, nem que seja pela segunda vez u.u O Simmons ter ganho, foi mais do que merecido *.* Agora, Boyhood era promissor, sim, mas ficou muito simples, eu achei ao menos, não tinha sal, sabe? Sem tempero... Achei digno Birdman ter levado,a história é cheia de nós, entrelinhas e deixar aquela bipolaridade em relação a sensatez, achei fantástico. Mas devo destacar que The Grand Budapest Hotel ficou magnífico, a fotografia, a produção e atuações influenciadíssimas pelas primeiras décadas do cinema.

    Foda! rs
    Isso aí, agora me vou.
    xoxoxo

    ResponderExcluir
  9. Descobri seu blog por acaso, quando procurava por textos de Bukowski e estou achando suas postagens muito legais. Muita gente torceu o nariz para a premiação de Birdman, mas considero que ele tenha sido realmente o melhor filme. Também tenho um blog, onde escrevi sobre ele. Se quiser dar uma lidinha, será um prazer recebê-la por lá, é bom ver gente jovem que se interessa por coisas boas.
    http://amarretadoazarao.blogspot.com.br/2015/02/ao-birdman-aninhado-em-cada-um-de-nos.html

    ResponderExcluir