Páginas

03 março 2014

Um Dia


Carnaval chegou, eu não fui pra praia ainda e a tv está desligada desde sexta-feira (só abri uma exceção ontem pra assistir ao Oscar). Meus escapes à folia têm sido basicamente três: ficar no facebook/twitter/etc, estudar e assistir filmes/séries online. Então que hoje, enquanto eu visitava alguns blogs, acabei encontrando esse post da Manie e fiquei com muita vontade de assistir (e ler) "Um Dia" - e Remember Me e Across The Universe. Já tinha ouvido falar sobre o filme e o livro com esse título, mas por alguma razão nunca tinha parado pra pesquisar sobre. Assim mesmo, sem expectativas ou qualquer conhecimento prévio - além da 'resenha' que a Manie fez - eu resolvi procurar pra assistir online. Resumo: ainda estou secando as lágrimas que derramei ao assisti-lo, sintam o drama. Daí resolvi comentar um pouquinho sobre o filme com vocês e quem sabe influenciá-los a assistir também. Aliás, agora tô mais doida que nunca pra ler o livro!!!

. | via Facebook

Embora o único trecho de vida acadêmia deles que nós chegamos a conhecer é o dia da formatura, podemos perceber nitidamente a que "classe estudantil" eles pertencem. Emma (Anne diva Hathaway) é a CDF, típica revolucionária da época, com mil ideias na cabeça e muita vontade de correr atrás disso. Dexter (Jim Sturgess) é o popularzão que tem todas garotas que quer na hora que quer, festeiro, riquinho e inconsequente. Até então eles não tinham tido nenhum contato memorável e a história dos dois começa num "primeiro encontro" inusitado. Após a formatura, os dois vão casa da Emma e lá acontece... Nada. Literalmente nada. E tudo, figurativamente falando. A partir desse dia (15 de julho de 1988, dia de "São Sweet") começa uma grande amizade e uma espécie de tradição entre os dois.

Dexter e emma ❤️

Acho digno falar que, além de choro, o filme também me arrancou umas boas risadas. Os diálogos, as birrinhas entre os amigos Emm e Dex me deixaram com os olhos brilhando e um sorriso nos lábios. Posso garantir pra vocês que a amizade e o romance entre os dois protagonistas realmente mexeram comigo e, além disso, a forma como a história deles foi contada me fez amar imensamente a obra. 

Acaba que a gente se envolve com eles. A gente se vê junto com o Dex (sentindo vergonha alheia, diga-se de passagem) quando ele começa a apresentar um programa de tv que passa na madrugada e ninguém assiste, a gente se vê junto com a Emm durante o expediente dela num restaurante mexicano medíocre sem nenhuma boa perspectiva pro futuro. E, principalmente, a gente se vê junto dos dois a cada 15 de julho, a cada abraço, a cada briga e cada momento feliz e triste. Os dois crescem junto, batem a cabeça diversas vezes, mas no fim tudo se encaminha. 

Via Facebook

O grande diferencial da obra, além da forma como é "narrada" - brincando com o tempo, mostrando os fatos à medida em que se tornam importantes -, é o final. Nada clichê e triste, muito triste. Não quero dar spoiler nem nada, mas preparem os lencinhos. A forma como me envolvi com os personagens foi tão verdadeira que senti na pele cada perda, dor e decepção. 

Por fim, não sei fazer resenhas imparciais e acredito que isso nem pode se chamar assim. São só as minhas impressões sobre o filme e meu pedido: ASSISTAM. Sério! Tô encantada pela história e, como já disse, louca pra ler o livro. Me enviem de presente, pode ser? hahaha 

E vocês, já assistiram ou leram? Me contem como foi a experiência de vocês.

trecho de "Um Dia" | via Facebook

Um comentário:

  1. Então, minha relação com Um Dia é complicada, hahahah eu li esse livro antes dele ficar conhecidão, vi em alguns blogs e comprei. O problema é que eu esperava que ele fosse muito, muito, muito, muito bom. Tipo, ridiculamente bom. minhas expectativas eram um Empire State ainda mais porque eu gosto muito de romances, mas não romances bobinhos que tem de penca, daí eu li o livro e olha, gostei bastante, a escrita é ótima, a história flui e tem uma partes que são fenomenais, só que foi só isso sabe? Não achei o melhor livro da vida nem nada do tipo.
    Com o filme foi a mesma coisa, e olha que ele atinge meu ponto fraco porque envolve Anne Hathaway e o Jim Sturgess que tem esse sorriso de moleque que é a coisa mais fofa do universo. Mas de novo, não acho que seja o filme mais incrível que vi, nem um que eu veria um bilhão de vezes sem enjoar, entende?
    Mas recomendo muito que você leia o livro, tem um monte de coisinhas bonitinhas que não aparecem no filme e vele muito a pena :)
    beijos!

    ResponderExcluir