Páginas

05 março 2014

Sobre fazer a coisa certa na hora certa

I❤U, slightly, many, passionately, madness, not at all.

Eu estava olhando uns textos que estavam no rascunho aqui do blog e acabei me deparando com uma tag chamada "doenças literárias". Tinham algumas doenças, suas explicações e eu até já tinha escolhido alguns livros pra ilustrá-las. Para diabetes (em que era pra escolher um livro muito doce) eu havia bradado "qualquer livro do Nicholas Sparks, porque né?", assim mesmo, em tom pejorativo. Daí que se eu contar pra vocês que li "À Primeira Vista" do autor e fiquei tão envolvida com a história que até postei uma mini-resenha no instagram, vocês acreditam? Não, eu não sou vira-casaca (talvez um pouco), só aproveito a brecha pra registrar aqui a importância de ler um livro (assistir um filme, ouvir uma música...) no momento certo.

Há 9 meses, mais ou menos, eu fiz aniversário e ganhei a obra supracitada. Gostei muito de ter ganhado, porque afinal de contas sou uma devoradora de livros e a amiga que me presenteou é uma das que mais considero, mas por birra eu simplesmente não li o livro de imediato - como eu normalmente faria. Eu já li "Querido John" e "Noites de Tormenta" do Nicholas, mas a leitura simplesmente não fluiu, sabe? Eu tentei gostar das histórias, tentei de verdade, mas não deu. Então eu pensei que o Nic não era e nunca seria um autor querido pra mim. Até que, numa tarde preguiçosa de férias, resolvi dar uma chance ao livro que estava empoeirado na estante. Eu já havia lido um capitulo, há algum tempo (nem lembro quando), e ainda lembrava do que tinha acontecido, então pra não forçar a barra não quis começar tudo de novo e segui a leitura de onde tinha parado. Em 2 dias eu li tudo e fiquei com gosto de quero mais. Isso tudo porque eu deixei de lado todas as más crenças que eu tinha e comecei a ler sem as más impressões anteriores. Abri a página como se eu não soubesse quem era o autor e isso foi um ponto-chave pra que eu caísse de cabeça na leitura. Além disso, eu acredito que li aquele livro no momento exato em que eu deveria fazê-lo. Se eu voltar a ler a obra hoje, talvez não sinta as mesmas emoções que senti, mas naquele momento foi mágico, especial. Como se eu estivesse fazendo a coisa certa, na hora certa. Entendem? O livro me tocou e não foi porque ele é um best-seller (porque não é) ou porque é o melhor livro do mundo. O livro conseguiu me tocar porque minha alma estava na mesma sintonia que aquela história. E foi lindo.

Não estou aqui pra recomendar a leitura da obra (embora seja uma boa leitura, leve, pra passar o tempo), nem pra dizer que o senhor Sparks virou meu autor favorito (está bem longe disso, aliás)... Só gostaria de frisar quão bom é dar sorte de fazer as coisas certas, nas horas certas... E em como isso reflete positivamente na nossa vida.

Dias atrás eu assisti Um Dia e foi tudo perfeito. Guardei a obra com imenso carinho no coração e adicionei-a como favorita no filmow. Talvez se eu voltar a assisti-la hoje, não sinta metade do que senti naquele dia e... Aí está a beleza. São pequenos momentos felizes esses quando a gente sente que não deveria estar fazendo outra coisa além do que está fazendo. E agora, eu aqui escrevendo e você aí lendo, tenho certeza que era isso que deveria estar acontecendo agora! Aproveite... 

8 comentários:

  1. Ei Brendha :)
    Eu li 3 livros do Sparks e declarei que desisti, porque passei muita raiva no último que tentei, haha. Mas realmente, às vezes timing é tudo o que um livro precisa para nos agradar!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Analu!
      Ah, normal isso, né? Com os dois primeiros que li, eu terminei a leitura só por teimosia e isso me fez garrar nojo do autor. haha Verdade! Aposto que se eu lê-lo hoje, de novo, vou achar uma bela porcaria. Mas no momento que li consegui tirar proveito da leitura, o mais importante é isso! <3
      Beijo!

      Excluir
  2. Nossa que loucura vi esse titulo "Sobre fazer a coisa certa na hora certa " ontem na lista de blogs mas só passei o olho... hoje vi o teu blog me encarando e abri que baita supresa... abrimos um blog no mesmo mes e essa sacada de ler no momento certo e ter o insigt nas primeiras paginas que talvez a leitura não esteja apropriada naquele momento é o mais sensato a se fazer mesmo sendo contra em "abandonar a leitura" de um livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que veio me visitar, Camyli!
      Verdade! Também sou contra, mas às vezes precisamos deixar aquele livro em standby pra ler outra hora, quando acharmos que estamos "preparados" pra absorver tudo o que o livro pode nos trazer.

      Excluir
  3. Oi! Não sei se a palavra seria 'acreditar', mas acredito no que você disse. As vezes as coisas acontecem porque tem que acontecer e o mais legal é quando elas acontecem com um propósito. Isso que você disse de que assistir a um filme, por exemplo, em algum momento pode ser que ele seja especial já se fosse em outro não. Coisas assim poderiam acontecer sempre, hahaha acho que acabei confundindo as coisas, mas entendi o que quis dizer com o post (: adorei isso que escreveu: "São pequenos momentos felizes esses quando a gente sente que não deveria estar fazendo outra coisa além do que está fazendo." adorei mesmo. beijoos

    http://inicioemcor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jana!
      Sim, exatamente isso! É tão gostoso quando acontecem coisas assim, né? Poderiam ser frequentes mesmo, eu ia adorar, haha!
      Beijo!

      Excluir
  4. Eu penso exatamente igual. Eu tentei ler ''A Cabana'' três vezes em diversos meses, mas era muita coisa de Deus, Deus, Deus e eu não acreditava tanto assim. Teve uma época que estava precisando ler um livro como este, eu olhei para ele, ele outra pra mim e a magia começou ahahaha ''brincadeira tem hora certa'' e livros também.
    Adorei o post, seguindo aqui. Beijos, ótimo fim de semana!
    http://escrevoporvicio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmm, verdade! Tão legal ver as pessoas contando suas experiências com o assunto, me sinto abraçada, haha.
      Vou olhar seu blog, Maíra. Obrigada pela visita, beijo!

      Excluir