Páginas

08 março 2014

Estar só

📷

Fui desafiada poeticamente por uma amiga hoje no facebook. Não sei se vocês já viram, mas o desafio consiste em escolher 5 amigos que têm que postar em seus respectivos murais um poema ou poesia e marcar outros 5 amigos, e assim sucessivamente. Quem não o fizer em até 24h deve presentear com um livro desse gênero literário o amigo que o desafiou. Achei muito bacana e vi finalmente uma corrente "positiva" de desafios, porque aquele "desafio bávaro de cerveja" não está com nada. Mas cada um com seus gostos, né? Então, fiz toda essa introdução pra assumir que eu nunca fui muito fã de poesia. Nunca gostei da inconsistência das palavras montadas a fim de criar um sentido subjetivo. Sempre preferi tudo às claras, inclusive na literatura. Com o tempo, fui aprendendo a apreciar esse gênero, mas ainda prefiro aquelas que falam com clareza o que querem dizer. Hoje estou bem mais "mente aberta" em relação ao assunto, tanto que fiz minha contribuição com um poema (traduzido) do Bukowski, escritor que gosto muito, que mostro agora pra vocês:

"Oh, Yes
Charles Bukowski

há coisas piores que
estar só
mas nos custam décadas
até que percebamos
e geralmente
quando conseguimos
é tarde demais
e não há nada pior
que
ser tarde demais.
"

Nunca tido lido ele, pra ser sincera, mas depois de uma boa busca por algum poema que eu me identificasse, finalmente encontrei esse. É curto, simples e direto. Conseguiu me passar uma mensagem tão grande que as minhas impressões sobre ele ficaram maiores que o próprio.

Porque estar só parece triste. Remete à solidão que remete à coisas ruins. Mas enquanto estamos sós, podemos ouvir o som do nosso coração e, mais do que isso, podemos ouvir a voz que vem de dentro de nós. Sós podemos ser nós mesmos, sem medos, amarras, sem vergonha e sem pudor. Podemos rir daquilo que verdadeiramente achamos graça, falar sozinhos, dançar, fazer o que quisermos sem medo de julgamentos, sem meias palavras, sem meio tom. Às vezes demoramos demais pra perceber que estar sozinho não é ruim, que estar só faz a gente redescobrir e descobrir muitas coisas a nosso respeito que só fica visível no eco. Porque no meio das outras pessoas, somos só mais um. Mas no nosso universo, quando estamos sozinhos, somos protagonistas da cena. Nossas vozes não se calam e tudo tem um pouco mais de cor. 

Por muito tempo eu achava "estar só" um castigo, mas pude perceber que não é um castigo, mas sim uma benção. Ter um pouco de silêncio, fazer o que estiver a fim, coisas assim fazem a vida valer à pena. E você, o que faz quando está sozinho?

8 comentários:

  1. Também adorei essa corrente, mas confesso que não sei fazer poesia, sou péssima nisso, detesto, detesto e detesto. Agora ler já é outra história, admiro muito quem tem o dom de fazê-las.

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, fazer poesias, nem me fala, sou péssima também. E detesto também! hahaha Verdade, tem cada uma linda que não sei de onde surge a inspiração.

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Não sou tão boa quanto a escrever poesias, mas algumas são bem bonitas e trazem um significado mais lindo ainda outras eu não consigo entender então não posso dizer nada a respeito. Gostei da forma como você interpretou a poesia, se eu tivesse a lido não teria entendido, mas você conseguiu mostrar o seu verdadeiro significado. Estar só pode trazer pensamentos semelhantes a abandono e solidão, mas é "só" que nos descobrimos nosso verdadeiro ser, além de refletir bastante sobre tudo.

    Beijos,
    Amanda | my-alll.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! É claro que as poesias, principalmente elas, tem o dom de ter um significado diferente pra cada pessoa que lê, mas tem umas que nem lendo e relendo você consegue entender o que ela quis passar! hahaha

      Obrigada por vir até aqui :D

      Excluir
  3. Particularmente adoro estar sozinho. Sou do lema: "Melhor só do que mal acompanhado." Adorei o poema que escolheu. Reparei que no último parágrafo a palavra "afim" deve ser substituída por "a fim"; acontece de errarmos de vez em quando.

    Abraços
    Teorias do Leão da Montanha
    Curta Teorias do Leão da Montanha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu também acredito nisso. Não adianta termos alguém do nosso lado, que não nos faz bem, só pra "ter alguém". Já mantive amizades por puro e simples medo de ficar sozinha e agora percebo que foi um erro.

      Ah, eu nem tinha reparado! Obrigada, já arrumei.

      Obrigada pela visita, abraço!

      Excluir
  4. Poesia é uma coisa que ainda me é estranha pelos motivos que você mesma disse. É muita coisa subjetiva e eu não tenho muita paciência pra ficar tecendo teorias, mas esse poema do Buck é lindo - e simples também.

    Gosto de estar só, mas ultimamente tenho preferido a companhia de pessoas. Passei muito tempo sozinha por vontade própria e comecei a ficar com medo de viver no mundo lá fora porque são MUITOS os problemas quando a gente põe o pezinho pra fora e isso é horrível. Não dá pra ficar enclausurado pra sempre na sua cabeça senão você enlouquece. Claro que tem os pontos positivos de se descobrir, ser você mesmo sem amarras e tudo mais, mas uma coisa que aprendi é "a felicidade só é real quando compartilhada com as pessoas que você gosta/ama". É um lema que levo pra vida.

    Beijos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Eu escolhi esse poema por isso mesmo, por ser simples e lindo, duas qualidades que prezo em um bom poema.

      Acho que durante toda a nossa vida passamos por ciclos e alternamos entre querer estar só e querer estar acompanhada. Acontece que em alguns momentos nós simplesmente precisamos de um tempo só nosso, pra realinhar os pensamentos e descobrir coisas do nosso próprio eu que não seriam possíveis observar ao lado de outra pessoa. Em outros momentos, precisamos ter algumas pessoas ao nosso lado, pessoas queridas, que nos façam bem. Esses são os momentos mais duradouros, mas entre eles nós precisamos de um tempo só nosso.

      Concordo com você em cada palavra. É muito bom estar acompanhado das pessoas certas e é uma delícia compartilhar nossas felicidades e tristezas com pessoas que a gente confia e se sente bem. Mas esse texto foi escrito num momento entre esses "acompanhados". Na minha parada pra redescobrir meu eu. Estou nessa fase "eu comigo mesma", mas sei que em breve estarei querendo compartilhar tudo o que aprendi com pessoas queridas.

      Antes de entrar nesse estado de autoconhecimento, solidão por escolha, me livrei de amizades que não acrescentavam nada e agora espero o momento que eu possa conhecer pessoas que valham a pena.

      Obrigada pela visita! Beijo!

      Excluir