Páginas

07 janeiro 2016

Sobre fotografias e memórias


          Não lembro exatamente quando foi a primeira vez que ouvi "Photograph" do Ed Sheeran, mas a reconheci de imediato quando assisti ao clipe que estava passando na tv algum tempo depois. Foi impossível não me apaixonar pelo mini Ed dando seus primeiros passos com suas panturrilhas grossas, tocando violão e piano, além de ficar (mais) vermelho porque é tímido demais. Obviamente depois disso assisti ao clipe mais um milhão de vezes e, faísca atrasada que sou, só agora fiquei viciada na música. Antes tarde do que nunca, né, mores? 

          O caso é que eu sempre gostei de fotografia, desde que me entendo por gente. Adorava posar pras câmeras, mas também tinha meus momentos atrás delas. E isso permanece até hoje. Lembro nitidamente da primeira foto que eu tirei, ainda com uma câmera analógica. Naquela época - eu deveria ter, sei lá, uns 10 anos - as poses eram contadas e a gente tinha que torcer pra foto ficar legal. Era tudo meio que na sorte. O tal dia da primeira foto não era, ao contrário do que seria de se esperar, uma data comemorativa, aniversário ou algo assim. Era apenas um dia comum. Nós - minha família e eu - estávamos passando as férias de verão na nossa casa de praia e meu avô tinha acabado de trocar de carro. Quando ele chegou com o carro novo foi mostrando pra todo mundo com o maior orgulho do mundo e aquele momento foi tão ordinariamente especial que insisti muito pra tirar uma foto - eu tinha que registrá-lo de alguma forma. Então a foto ficou mais ou menos assim: eu pegando o carro de lado, meu avô na frente da porta do motorista, com o braço apoiado no vidro. Uma foto simples, sem um bom enquadramento, que passaria desapercebida no álbum não fosse pelas memórias que ela nos desperta. 

Talvez seja por isso que eu amo tanto fotografia: é a forma mais palpável que temos de guardar momentos - sejam eles naturalmente especiais, como datas comemorativas, ou especialmente naturais, como o mencionado acima. E definitivamente é por isso que eu amei a música - e o clipe - do Edinho: ela transforma em melodia tudo isso sobre o que estou falando até agora.

"We keep this love in a photograph
We made these memories for ourselves
Where our eyes are never closing
Our hearts were never broken
And time's forever frozen still"


6 comentários:

  1. Brendha, bate aqui! Eu também AMO essa música e também AMO fotografia. Sempre fui super nostálgica e amo ficar revendo Instagrans e álbuns de fotos para relembrar momentos. É quase uma viagem...
    Feliz ano novo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, amiga!
    Confesso que ultimamente tenho estado meio desligado sobre fotografias, mas meu sonho era ter uma câmera profissional pra poder fotografar a tudo e a todos.
    Hoje em dia, gosto mais de ver fotos onde eu estou posando. rs!
    Não que eu seja um ótimo modelo, mas de 500 fotos, pelo menos 3 devem ficar boas.
    Baixei o CD do Ed Sheeran no Spotify, mas não lembro de ter ouvido essa música. Vou ouvir e assistir ao clipe tbm.
    Se você gosta, deve ser boa.

    Bjos

    http://ocoracaodomenino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Essa música... Não tenho palavras pra descrever como amo. É, provavelmente, a minha favorita desse álbum. Ed fez certinho.
    Somos duas apaixonadas por fotografia, hahaha. Minha paixão por fotos também começou com uma câmera analógica, que meus pais me deram quando eu tinha uns 8 ou 9 anos (que péssima ideia). Ela costumava ser deles, mas como os dois começaram a ter o costume de fazer filmes ao invés de de tirar fotos, fiquei com a bonitona e saí por aí fotografando tudo. Ainda tenho as provas de como sou péssima de clique.
    Não sei se perdi ou quebrei a coitada, mas lembro que resolvi substituí-la por uma digital (que eu não ganhei) e acabei desistindo da ideia algum tempo depois. Agora, fotos só no We Heart It e no Tumblr.
    Espero voltar a fotografar quando ganhar um celular novo, porque sem fica difícil haha
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Essa música além de ter uma letra linda, tem um clipe ótimo pra dar aquela choradinha no banheiro quando o dia não tá muito bom, né?
    Aqui em casa infelizmente depois da alta tecnologia não revelamos mais nossas fotos, já tentei convencer mamis de que é muito mais gostoso ter fotos ~palpáveis~ do que digitais mas não adianta :(

    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há nenhum impedimento para imprimir e emoldurar uma foto digital, embora a qualidade da maioria das fotos tiradas com câmeras simples como as da maioria dos celulares não seja tão boa como as antigas analógicas.

      Excluir
  5. Fotografia é algo viciante mesmo, às vezes dá a impressão de que um bom momento é menos importante se não tem ao menos uma boa foto para contar a história.

    ResponderExcluir